Pilates


Surgido no início do Século XX, o método Pilates tem como base os princípios criados por Joseph H. Pilates. A técnica consiste em mais de 500 exercícios utilizando aparelhos com o objetivo de desenvolver o corpo harmoniosamente. É uma modalidade de trabalho corporal que mistura alongamento, flexibilidade, resistência e exercícios localizados. Muitos exercícios são baseados no Hatha Yoga, respiração profunda, meditação e exercícios gregos e romanos.

Pessoas de qualquer idade podem praticar o método Pilates, inclusive crianças acima de seis anos e gestantes com indicação médica, pois é uma ginástica livre de impacto e que respeita a individualidade.

O método é baseado nos princípios: relaxamento, concentração, controle, coordenação, alinhamento, e respiração.

Por que praticar o Pilates?

- Reabilitação pós-cirúrgicas e de lesões

- Aumento da flexibilidade e resistência muscular

- Equilíbrio físico e mental

- Correção postural

- Melhora da capacidade cárdio-vascular e respiratória

- Diminuição da tensão, da fadiga e dos níveis de stress

- Desenvolvimento dos músculos, especialmente daqueles que dão suporte à coluna, eliminando dores crônicas com melhora da saúde em geral

Pilates para gestantes

Praticar atividade física na gestação é fundamental para a saúde da mamãe e do(s) bebê(s). Nesse período, a mulher requer atenção especial e nem toda atividade física é indicada. Através de um atendimento individualizado, de Pilates pode-se elaborar um plano de exercícios específico para cada fase da gravidez, visando fortalecer o corpo e prevenir dores, sempre respeitando as limitações impostas pela gestação e pelo seu médico.

Pilates na melhor idade

O método Pilates respeita a individualidade do paciente da terceira idade promovendo excelentes resultados no que diz respeito a equilíbrio, força, coordenação motora, flexibilidade, capacidade respiratória e aumento da auto-estima.

Pilates na reabilitação

O método Pilates busca desenvolver o corpo harmoniosamente e foca as necessidades do indivíduo. Seus princípios, baseados na Cinesiologia e na Biomecânica, proporcionam a execução de movimentos de forma segura, livre de compensações e sobrecargas. A técnica é indicada no tratamento da lesão tanto na fase aguda da dor, na qual se estabiliza a região lesionada, como na fase de reabilitação da musculatura ou da articulação afetada.

Pilates para pacientes neurológicos

O método Pilates pode ser incorporado como uma das técnicas a serem utilizadas na reabilitação de crianças e adultos com distúrbios neurológicos. Os exercícios visam à reeducação do tônus, da postura e do movimento. O apelo visual da aparelhagem utilizada tem se mostrado como um diferencial na aplicação do método, além de ser segura e permitir a adaptação dos pacientes de acordo com suas dificuldades motoras.



Fale Conosco

Nos envie suas dúvidas, sugestões e reclamações, será um prazer lhe atender.

Endereço

Clínica Articulife
Rua Leopoldina Rêgo, 542
Loja B - Olaria
T: (21) 9918-64432
(21) 3885-7896 / (21) 3435-9034
Horário de Atendimento
Segunda a sexta de 7h às 20h Sábado de 8h às 13h

Conecte-se Conosco